Consulta de multas por placa ou CNH

As vezes o motorista ou o veículo possuem multas que foram feitas há anos e foram esquecidas de pagar. Ou então alguém pode encontrar um carro usado por um preço muito barato, mas descobrir que ele está cheio de multas vencidas há muito tempo. Essas coisas podem dar dores absurdas de cabeça. Tanto no momento em que você vai comprar um carro ou quando você for parado por uma blitz. Por conta disso é importante fazer a consulta de multas, seja pela placa ou pela CNH.

Por isso, é sempre bom lembrar que na hora de comprar(ou vender) um carro, deve-se sempre consultar o IPVA e as multas, a fim de verificar se ele está limpo ou não. Além disso, deve-se que ter a certeza de que todas as parcelas de suas multas foram pagas.

Também é importante verificar a situação da CNH de multa em multa, para que você possa saber quantos pontos possui na carteira. Pode não parecer, mas se você for desatento, não é difícil chegar aos vinte pontos na carteira.

Hoje em dia radares e sensores eletrônicos estão em todos os lugares. Uma placa que você deixa de ler por desatenção, ou o simples esquecimento ou desconhecimento do local, já são capazes de gerar uma multinha que você só se lembra um mês depois, quando ela chega.

Graças à internet, a parte da consulta se tornou bem fácil. Hoje em dia, com alguns cliques rápidos(ou toques no smartphone) é possível verificar a situação da sua CNH ou do seu veículo. Basta uma rápida consulta e daí você pode saber quanto deve de multa, quantos pontos possui na carteira ou se você pode comprar aquele carro usado que você encontrou por uma pechincha.

Consulta de Multas pela Placa

Assim, para realizar a consulta das multas de um veículo, basta entrar no site do Departamento de Trânsito do seu estado (também conhecido como DETRAN) e procurar por um campo denominado Consulta de multas. Em alguns estados, como SP, por exemplo, é necessário fazer um cadastro.

Você consegue consultar a multa tanto pela placa do veículo como pelo RENAVAM do carro.

Consulta de Multas por Placa ou CNH

Consulta de Multas pela CNH

Para a consulta pela CNH, os DETRANs do Brasil oferecem o mesmo serviço. Basta entrar no site, fazer o cadastro(se necessário) e entrar no sistema. Dentro do sistema, acesse a consulta de pontos, preencha os dados necessários e com isso, verifique suas multas.

Para facilitar a sua vida, mostramos aqui os sites do DETRAN de cada estado e do Departamento Nacional de Trânsito.

Consulta de Multas pela CNH

 

Sites do Detran para Consulta de Multas